19 de jun. de 2011

POLÊMICA: Preconceitos

São 3 horas da manhã. Eu estava comendo pizza gelada do jantar e acabei pensando sobre como sou uma pessoa preconceituosa. Sério, é curioso refletir sobre isso porque você chega a conclusões que você de fato não esperava. Já parou pra refletir sobre si próprio? Seus erros, suas manias, seus atos e feitos? Faça isso e perceberá que você errou e erra em muitas de suas ações do dia-a-dia. Farei aqui uma lista com comentários sobre as coisas que tenho preconceitos.
  • Pra começo de conversa, tenho preconceito com a cor verde. Duvido você achar uma verdura mais gostosa que um cheese burguer. Duvido achar bixo mais desordeiro e enviado pelo satanás do que um pernilongo gigante. Para quem não sabe, eu tenho um problema com os insetos (que são, em geral, verdes): Eles me perseguem e tendem a ter vontade de fazer um ninho na minha cabeça. Se tem um inseto no recinto ele vai, com toda a certeza do mundo, voar na minha cabeça. É por essas e outras que tenho preconceito com o verde.
  • Também tenho preconceito com franceses. Não os odeio nem nada, mas se tiver a opção de escolher entre algo francês e inglês eu sempre vou optar pelo inglês. Sempre tive essa preferência pela terra da rainha, mas quando li Azincourt do Bernard Cornwell esse meu preconceito se aflorou a um nível nunca antes aflorado na história das aflorações. É lindo, quase poético, ver franceses com vantagem numérica de 5 para 1 perderem uma batalha para ingleses que, inteligentemente, fizeram bom uso do terreno e de sua arma principal, o modafoca ARCO INGLÊS (arco galês, ou arco longo). Fora que o Anelka (francês) fez o Chelsea perder uma final de UEFA Champions League por conta de um penalty mal batido.
  • Outro preconceito que tenho, mas esse eu pretendo acabar logo mais, é contra pizzas doces. Sério, eu sempre comi pizza salgada até alguém surgir com uma tal de pizza de chocolate. Realmente não entendo, pra que mudar algo que já é perfeito? Não muda, deixa como tá! Sou um velho chato, eu sei, mas me deixa. Me deixa ficar com a velharia que eu tanto amo, com minha pizza de presunto (que eu carinhosamente apelidei de pizza-chaves), com minha pizza de quatro queijos e frango com catupiry. Estou cada dia mais tentado a abrir mão desse preconceito e provar uma pizza doce, talvez até hoje porque ainda estou com fome e o que sobrou foram duas fatias doces, mas por enquanto permaneço preconceituoso.
  • Um dos meus preconceitos principais, e esse afeta muita gente, se dirige a pessoas que tiram foto sem camisa com o celular virado pro espelho. Se você faz isso, meu pensamento imediato é “Essa pessoa não pode ter algo a adicionar à minha vida, não pode”. Falo sério, não consigo te ver com bons olhos. Vale também pra quem usa óculos sem lente, roupas com cores cítricas, “qm fLa AsSim” e menina que tira foto com duckface. Ah, e se você me pede followback no twitter eu não só te ignoro como adiciono-lhe em uma lista negra que tenho.
  • Por último mas não menos importante: Tenho preconceito com quem tem preconceito.

No fim disso tudo, cheguei a conclusão que sou de fato uma pessoa preconceituosa. Sabe o que é curioso? Vejo tanta gente fazendo passeata pelo orgulho gay, beijaço e tudo mais e, sabe de uma coisa? Não me importo. O que o sujeito faz entre quatro paredes interessa apenas a ele. Não tenho nada contra gays, homossexuais, bissexuais, viados, bixas, são paulinos, gauchos ou como você quiser chamar eles. Também não tenho nada contra negros, pretos, afrodescendentes, negos ou como você preferir também.

Enfim, sobra minha pergunta: O que devo fazer pra acabar com tamanhos preconceitos que eu tenho? Realmente quero mudar minha forma de pensar, acho que sou um cara muito mente fechada e preconceituoso ao extremo.

(Teve MUITO sarcasmo nesse post, eu espero que vocês entendam. E espero que entendam também que quando uso palavras como VIADO, BIXA, PRETO, NEGO não estou, pelo amor de Deus, falando de forma pejorativa. Eu esperava não ter que fazer esse “disclaimer” no fim, mas como vou saber quem tá lendo isso? Se for um qualquer vai acabar interpretando tudo errado)

 No mais, um abreijo carinhoso no S2 de todos vocês e, parafraseando o mestre William Bonner, “Noite Boa”.

0 comentários:

Postar um comentário